A Visa divulgou recentemente um estudo que destaca o enorme potencial de crescimento do futebol feminino em todo o mundo. Intitulado «The Compound Effect in Women’s Football», o relatório aponta para um aumento significativo tanto na popularidade da modalidade quanto em seu impacto econômico nos últimos cinco anos.
De acordo com o estudo, esse crescimento é impulsionado pelo aumento do investimento global no futebol feminino, resultando em patrocínios mais lucrativos e contratos de transmissão televisiva. A taxa de retenção de novos fãs revela que 53% dos adeptos começaram a acompanhar a modalidade nos últimos três anos, um número que sobe para 62% entre os jovens de 18 a 24 anos. Além disso, esses torcedores tendem a gastar 71% a mais em produtos de merchandising e 41% mais em entretenimento relacionado ao futebol feminino, em comparação aos fãs do futebol masculino.
Um dos fatores que contribuem para esse aumento no número de torcedores é o carisma e as características únicas do futebol feminino, além da conexão mais inclusiva que os adeptos sentem; O estudo ainda cita que o recente Campeonato do Mundo de 2023 como um exemplo do impacto econômico do futebol feminino, que gerou uma contribuição de 1,9 bilhões de dólares ao PIB global, criou mais de 38 mil empregos e acrescentou cerca de 932 milhões de dólares aos rendimentos familiares.
O estudo, realizado com sete mil fãs em sete países, revelou que 70% dos entrevistados acredita que as marcas comerciais exercem um papel crucial no crescimento e na visibilidade do futebol feminino em todo o mundo.
2/10/2024