Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) será enviado nos próximos dias para repatriar os cidadãos brasileiros que se encontram no Líbano. Assim informou o Ministério das Relações Exteriores, destacando que a decisão de realizar a repatriação foi instruída pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A região tem sofrido ataques aéreos israelenses contínuos, os quais têm afetado áreas civis em Beirute, no sul do Líbano e no Vale do Beqaa.
A operação, coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa, anunciará sua data nos próximos dias, após avaliar as condições de segurança para o voo. O planejamento inicial da FAB prevê a decolagem a partir do aeroporto de Beirute, que atualmente está operacional.
“A embaixada no Líbano está tomando todas as medidas necessárias para facilitar a operação, mantendo contato constante com a comunidade brasileira e em estreita coordenação com as autoridades locais”, menciona o comunicado do Itamaraty.
Na semana passada, os bombardeios israelenses no Líbano resultaram na morte de dois adolescentes brasileiros. Atualmente, a maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio está no Líbano, com um total de 21 mil cidadãos brasileiros residindo no país.
1/10/2024