O chefe do Executivo visitou em Barcelona uma promoção de habitações públicas de aluguel acessível no bairro de La Marina del Prat Vermell, no distrito de Sants-Montjuïc. Acompanhado pela ministra de Habitação e Agenda Urbana, Isabel Rodríguez, e pelo prefeito de Barcelona, Jaume Collboni, o presidente percorreu essa promoção de 72 unidades habitacionais, subsidiada com 1,7 milhões de euros do Ministério da Habitação.
O governo destinou um total de 62,3 milhões de euros para habitação acessível em Barcelona, destacando um investimento de 20 milhões para 18 promoções habitacionais, a maioria delas voltadas para aluguel acessível. A promoção visitada está localizada em um edifício de consumo energético quase zero e é gerida pelo Instituto Municipal de Habitação e Reabilitação de Barcelona.
A habitação digna e acessível tem sido um dos eixos principais da ação do Executivo, multiplicando o orçamento destinado a essa política de 470 milhões para 3.500 milhões de euros. Entre as medidas mais relevantes estão a primeira lei de Habitação da democracia, o Plano de habitação para aluguel acessível, os avales ICO para jovens e o Vale Jovem de Aluguel.
1/10/2024