A Comissão da União Africana (UA) funda o Centro de Cooperação durante uma reunião do Parlamento Panafricano (PAP) em Joanesburgo. Os participantes concordam sobre a importância da economia social e da solidariedade como meio inovador para promover a proteção social na África.
Marrocos está representado neste evento por Aicha Errifaai, diretora geral da Oficina de Cooperação ao Desenvolvimento, que, junto com os outros palestrantes, enfatizou a necessidade de impulsionar o desenvolvimento sustentável do continente em direção à Agenda 2063.
A criação do centro de cooperação confirma que a expansão da ecologia da economia social e solidária é viável. A Estratégia Econômica Social da UA busca melhorar a qualidade de vida dos habitantes do continente, gerar empregos, reduzir a pobreza e as desigualdades sociais e de gênero.
A reunião permite que as cooperativas africanas e outras empresas sociais troquem experiências, promovam melhores atividades econômicas sociais e solidárias e ofereçam empregos decentes na África. No nível da União Africana, a Comissão desenvolveu uma estratégia decenal (2023-2032) para a economia social e solidária, juntamente com seu plano de trabalho sobre desenvolvimento social, trabalho e emprego.
Participam da atividade em Joanesburgo cooperativas de diversos setores econômicos, representantes governamentais, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e outras organizações internacionais.
27/09/2024