O cometa C/2023 Tsuchinshan-ATLAS, também conhecido como o «cometa do século», poderá ser observado a olho nu a partir de agora e até meados de outubro. Este será sua primeira e única aproximação da Terra, e sua visibilidade aumentará nos próximos dias.
Segundo a EFE, os especialistas consideram que será um dos cometas mais brilhantes das últimas décadas, devido à sua aproximação, seu tamanho de cerca de 5 km de diâmetro e o fato de ser um cometa «novato», o que significa que tem bastante gelo em sua superfície, que evapora facilmente, facilitando sua visualização.
Este cometa possui uma órbita hiperbólica, ao contrário da maioria que é parabólica, e se desloca na direção oposta à rotação dos planetas que giram em torno do Sol. Essa característica cria a sensação de que, ao ser observado, parece «vir em nossa direção», afirmou Alfred Rosenberg, astrofísico do Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC), à EFE, conforme publicado na La Sexta.
Foi descoberto em 22 de fevereiro de 2023, a partir da África do Sul, mas espera-se que seja mais visível a partir do hemisfério norte. Os cientistas indicam que haverá dois períodos em que as condições serão ideais para sua observação a olho nu: o primeiro, de 27 a 29 de setembro, antes do amanhecer a leste do horizonte, e o segundo, de 10 a 12 de outubro, após o pôr do sol.
2709/2024