O Banco de Espanha assegura que as famílias espanholas precisam de pouco mais de 7 anos de salário bruto para comprar uma casa. Isso ocorre em um contexto em que o preço aumentou 4,3%, chegando a 1.865,8 euros por metro quadrado durante o primeiro trimestre de 2024. Assim indicam RTVE e Ondacero, com base em cifras do Banco de Espanha e do Ministério da Habitação e Agenda Urbana.
Os dados mostram que as famílias destinam pouco mais de 36% de sua renda anual disponível para amortizar a dívida no primeiro ano de crédito. Um valor que ultrapassa a recomendação de organismos internacionais, que sugerem que não deveria superar 30% da renda.
O preço da habitação é o mais alto desde 2009. Málaga, Madrid, Girona e Valência são as cidades onde o preço mais aumentou. Por outro lado, Cuenca, Palência, Segóvia e Zamora são as cidades onde os preços diminuíram na última década.
Vale ressaltar que, embora os aumentos tenham diminuído mês a mês, o encarecimento continua. Entre 2008 e 2011, eram necessários mais de 8 anos, e em 2007 foi estabelecido um recorde histórico com 9,45 anos de salário bruto para adquirir uma casa.
30/09/2024