O partido ultranacionalista liberal FPÖ é favorito nas pesquisas para vencer as eleições parlamentares que acontecem neste domingo na Áustria. Seria a primeira vez que a vitória ficaria nas mãos da ultra direita após cinco anos de aliança entre conservadores e ambientalistas.
Os primeiros colégios eleitorais abriram às 6 da manhã e as votações se encerram às 17:00, horário local. Há 6,34 milhões de austríacos com direito ao voto, sendo que o voto ultranacionalista conta com 26% de apoio, de acordo com publicações da RTVE e La Sexta.
O segundo partido na lista de preferências do eleitorado é o partido popular ÖVP, atualmente no governo, e o terceiro lugar é ocupado pelo partido social-democrata SPÖ. As pesquisas preveem que os Verdes, parceiros do ÖVP, poderiam obter 8% dos votos, seis pontos a menos do que na eleição passada.
Embora inicialmente o FPÖ estivesse à frente com 30% das intenções de voto, o partido governante conseguiu reduzir a diferença ao longo deste último ano. As mensagens nacionalistas, eurocéticos e xenofóbicas do FPÖ, além da atenção voltada para a emergência causada pelas graves inundações na Áustria, foram os temas que ajudaram os conservadores a recuperar eleitores.
29/09/2024