A polêmica em torno da figura do rei emérito Juan Carlos I volta à cena internacional após a publicação de fotografias íntimas com a vedete Bárbara Rey na revista holandesa “Privé”. As imagens, que datam de 1994, mostram os dois em uma atitude carinhosa e foram divulgadas pelo filho da artista, Ángel Cristo Jr.
De acordo com a publicação holandesa, Bárbara Rey teria instigado seu filho a tirar as fotografias com a intenção de mostrar a verdadeira natureza do rei emérito, apresentando-o como um “monarca abastado e mal-intencionado”. A divulgação dessas imagens ocorre logo após o anúncio da publicação das memórias de Juan Carlos I, intituladas “Reconciliação”, nas quais o rei emérito pretende relatar sua vida e experiências.
A imprensa espanhola repercutiu a notícia, sublinhando a coincidência temporal entre a publicação das fotografias e o lançamento das memórias. A aparição dessas imagens, que revelam uma faceta desconhecida do rei emérito, levanta questionamentos sobre a imagem que Juan Carlos I tenta projetar em suas memórias e sobre a veracidade da “reconciliação” que pretende alcançar com seu passado.
A publicação das memórias e a divulgação das fotografias íntimas reabrem o debate sobre a vida privada do rei emérito e seu legado. Nesse sentido, cabe destacar que o interesse público por esses acontecimentos é considerável no país vizinho, uma vez que desvelam aspectos desconhecidos de sua vida e lançam luz sobre o passado íntimo da figura de Juan Carlos I.
26/09/24