A Agência Espacial Europeia (ESA) e o Centro Aeroespacial Alemão (DLR) inauguram uma instalação de simulação lunar para preparar missões tripuladas. O projeto, chamado LUNA, permitirá que astronautas, engenheiros e cientistas experimentem e desenvolvam tecnologias diretamente relacionadas à exploração lunar.
LUNA está localizada na Alemanha e conta com 700 metros quadrados de poeira lunar artificial e um simulador solar que recria as condições reais presentes nesse astro. O projeto dispõe de uma área que permite perfurar e coletar amostras a até três metros abaixo da superfície, para impulsionar a pesquisa sobre regolito (componente chave da poeira lunar) e o solo lunar congelado.
As condições recriadas em uma gravidade reduzida permitirão que os astronautas treinem em condições muito semelhantes às reais. O centro inclui um simulador solar que recria os ciclos de dia e noite na Lua e também permitirá o desenvolvimento de robôs espaciais, a interação entre humanos e máquinas, bem como a pesquisa em novas tecnologias de energia renovável e sistemas de suporte à vida.
A expectativa é conectar LUNA à Plataforma Orbital Lunar Gateway ou até mesmo à própria Lua no futuro. Segundo declarações de Josef Aschbacher, Diretor-Geral da ESA à RTVE, a abertura de LUNA “nos permitirá avançar em nossa compreensão da Lua e nos prepara para futuras missões tripuladas. A Europa está posicionada na vanguarda da exploração lunar graças a projetos como este”.
A instalação contará com um módulo habitacional adjacente chamado Future Lunar Exploration Habitat (FLEXHab), que simulará como viverão e trabalharão os astronautas em uma futura base lunar. Espera-se que a instalação fortaleça as colaborações internacionais, especialmente com o programa Artemis da NASA, que prevê o retorno dos humanos à Lua pela primeira vez em mais de 50 anos.
26/09/2024