A vice-presidente dos Estados Unidos e candidata democrata, Kamala Harris, segue com dois pontos à frente do ex-presidente Donald Trump. A diferença ainda é insuficiente para os democratas, dada a proximidade das eleições programadas para 5 de novembro.
Segundo informações da CNN, as recentes pesquisas concedem a Harris 49,2% do apoio do eleitorado, em comparação com 47,1% para Trump. A vantagem de 2,1% não garantiria a vitória ao Partido Democrata, uma vez que o voto eleitoral e o sistema “the winner takes all” (o ganhador leva tudo no estado) beneficiam os republicanos.
Harris precisa de pelo menos uma vantagem de 3% na média das pesquisas; caso contrário, Trump poderia triunfar como fez ao vencer Hillary Clinton em 2016, apesar de a democrata ter superado Trump em 2,8 milhões de votos.
O resultado das eleições dependerá dos estados indecisos. Harris precisa conquistar o que é chamado de «muro azul»: Michigan, Wisconsin e Pensilvânia, enquanto Trump parece ter garantidos Carolina do Norte, Geórgia e Arizona. Especialistas da CNN insistem que a chave está em quem vencer o estado da Pensilvânia, onde Trump tem a maioria de apoiadores.
De acordo com as últimas pesquisas, o candidato republicano lidera em 9 dos 10 principais assuntos de campanha. A pesquisa da Cid Gallup reporta que 46% do eleitorado considera que o Partido Republicano é a melhor opção para abordar questões importantes como economia, segurança, inflação ou imigração. Enquanto isso, apenas 41% confiam nos democratas.
26/09/2024