As novas previsões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) indicam que o PIB global alcançará 3,2% para o próximo ano e que a inflação continuará diminuindo em todo o mundo.
O recente relatório de previsão econômica global mostra que a economia global melhora e que o crescimento se manteve resistente durante o primeiro semestre do ano. A evolução é estável; após o crescimento de 3,1% projetado para 2023, as expectativas para 2024 e 2025 aumentam apenas em uma décima percentual.
A atualização das Perspectivas Econômicas 2024 da OCDE prevê uma inflação de 3,5% para os países do G20. Embora se espere um crescimento global sustentado, o relatório aponta que os Estados Unidos e a China terão uma leve desaceleração para o próximo ano, que pode rondar 2,4% e 4,5%, respectivamente.
A OCDE explica que os preços ao consumidor continuam a cair na maioria dos países membros, graças à diminuição nos custos dos alimentos, dos preços da energia e dos bens. Isso faz com que as inflações em quatro de cada cinco países estejam próximas da meta.
Além disso, a organização insiste que a política monetária deve continuar sendo prudente até que os preços voltem aos objetivos dos bancos centrais e destacou que atualmente há margem para reduzir as taxas de juros, que deve ser administrada com atenção.
26/09/2024