O rei emérito de Espanha, Juan Carlos I, completou um livro de memórias de 500 páginas com o intuito de preservar o relato da sua própria vida. A editora Stock lançará a obra, intitulada «Reconciliación», em França no início de 2025, segundo adiantou a revista francesa Point de Vue após a exclusividade dada pelo rei à EFE.
Nas suas memórias, Juan Carlos I justifica a sua decisão de escrever sobre a sua vida, contrária ao conselho que recebeu do seu pai: “Os reis não fazem confidências, muito menos públicas… Tenho a sensação de que me roubam o relato da minha própria história”, cita a revista. O rei emérito Juan Carlos I, numa imagem de arquivo. EFE/ Daniel González.
A publicação revisita momentos-chave da sua vida, incluindo a sua intervenção no golpe de Estado de 23 de fevereiro de 1981. Além disso, o ex-monarca reconhece abertamente os seus “erros e más decisões”, num esforço por contar a sua versão antes que seja tarde demais.
O rei emérito, que completará 87 anos em janeiro de 2025, vive em Abu Dhabi desde 2020, após estar envolvido em investigações por irregularidades fiscais, embora estas tenham sido arquivadas em 2022. As memórias prometem ser um acontecimento editorial que irá abalar tanto a Espanha como o resto do mundo.
25/09/2024