O presidente do Governo, Pedro Sánchez, recebeu pela primeira vez (19/09) em La Moncloa o presidente do Estado da Palestina, Mahmud Abbas, após o reconhecimento oficial da Palestina por parte da Espanha em 28 de maio. Sánchez qualificou este encontro como «um marco muito importante» nas relações bilaterais, reafirmando o compromisso da Espanha com o povo palestino e a solução de dois Estados como forma de resolver o conflito no Oriente Médio.
Durante a reunião, Sánchez fez um apelo por um cessar-fogo que ponha fim à violência em Gaza, permita a assistência humanitária e a libertação dos reféns. Ele também lembrou que as medidas cautelares da Corte Internacional de Justiça que exigem o término da ofensiva militar israelense «são de cumprimento obrigatório».
O encontro ocorre após a recente reunião em Madri com o Grupo de Contato árabe-islâmico sobre Gaza e países europeus, onde foi adotada uma declaração conjunta para avançar na solução de dois Estados. Abbas agradeceu o apoio contínuo da Espanha no âmbito internacional e propôs que Madri seja sede de uma futura conferência de paz, em referência à histórica Conferência de Paz de Madri de 1991.
Além disso, a reunião coincidiu com a resolução da Assembleia Geral da ONU, apoiada pela Espanha, que exige medidas contra Israel baseadas na opinião consultiva da Corte Internacional de Justiça, que classifica como ilegal a ocupação israelense de territórios palestinos.
Nesse contexto, Sánchez advertiu sobre o risco de uma escalada na região, especialmente no Líbano, e enfatizou a urgência de um cessar-fogo sob a resolução 2735 do Conselho de Segurança da ONU, que garanta a assistência humanitária e ponha fim ao sofrimento de milhares de civis inocentes.
Com isso, o presidente do Governo espanhol anunciou a realização da primeira reunião intergovernamental entre Espanha e Palestina, que reforçará as relações bilaterais, assim como a próxima reunião ministerial no âmbito da Assembleia Geral da ONU, com o objetivo de reativar o processo de paz e trazer esperança ao povo palestino.
23/09/2024