Marrocos e Jordânia trabalham na consolidação de uma sólida aliança estratégica que abrange diversos setores, desde as energias renováveis até o turismo e a formação profissional. Segundo o embaixador marroquino na Jordânia, Fouad Akhrif, essa cooperação se baseia em projetos concretos e se insere em uma relação bilateral histórica que vem se fortalecendo até alcançar o nível de parceria estratégica sob a liderança dos atuais monarcas de ambos os países.
A colaboração entre os dois países é sustentada por uma longa trajetória de cooperação, evidenciada pela participação da Jordânia na Marcha Verde e pela abertura de um consulado jordaniano em El Aaiún em 2021. Além disso, a Jordânia tem mantido uma postura constante de apoio à integridade territorial de Marrocos e sua proposta de autonomia para o Saara, tanto em fóruns regionais como internacionais.
Cândola como um modelo a seguir pela convergência de interesses e posições em assuntos regionais. Além disso, mencionou a existência de mais de 120 acordos que regulam a cooperação em diferentes áreas, os quais estão atualmente em processo de atualização para se adaptarem às novas necessidades.
Para impulsionar ainda mais a cooperação, busca-se reativar a linha aérea direta entre Casablanca e Amã, crucial para fortalecer os laços econômicos, comerciais e turísticos. Akhrif instou o setor privado de ambos os países a aproveitar as oportunidades de investimento, considerando que o potencial da cooperação bilateral ainda não foi explorado em sua totalidade.
23/09/2024