O ministro da Economia, Comércio e Empresa da Espanha, Carlos Cuerpo, levará ao Conselho de Ministros uma atualização do quadro macroeconômico que inclui um aumento de três décimos. O novo número prevê que o crescimento passará de 2,4% para 2,7% neste ano.
Cuerpo explicou, em declarações à Telecinco, que a nova proposta incluirá também um aumento para 2025 e 2026, que atualmente são de 2,2% e 2%, respectivamente. O ministro indica ainda que as boas previsões já se refletem em questões como o número recorde de pessoas empregadas, a moderação progressiva da inflação e os últimos aumentos do salário mínimo interprofissional.
Para o ministro da Economia, um maior crescimento aumentaria a arrecadação, provocando um menor ajuste fiscal. No entanto, as autoridades do governo ainda não confirmam se o plano fiscal estrutural que será enviado a Bruxelas no próximo dia 15 de outubro incluirá aumentos de impostos.
O governo apresentou a atualização uma semana depois que o Instituto Nacional de Estatística (INE) reportou uma evolução positiva nos três últimos períodos. O INE informou que o crescimento econômico de 2023 foi de 2,7% (2 décimos a mais), 6,2% em 2022 (4 décimos a mais) e 6,7% em 2021 (3 décimos a mais).
23/09/2024